Alergologia
As alergias ocorrem devido a uma resposta alterada do sistema imunológico. A especialidade de Alergologia tem como objetivo o diagnóstico e tratamento dessas doenças.
Cerca de 30% da população mundial tem algum tipo de alergia — o que corresponde a 2 bilhões de pessoas.
As doenças alérgicas mais comuns do sistema respiratório são: rinite e asma alérgicas. Temos também as conjuntivites alérgicas que afetam a parte ocular e costumam estar associadas à rinite. As alergias também podem se manifestar na pele com coceira, placas de urticária e dermatites.
Além disso, e de fundamental importância, temos as anafilaxias, que são reações alérgicas sistêmicas e com risco para a vida se não tiverem tratamento rápido e adequado.
Uma vez que o paciente tenha apresentado quadro de alergia, é necessário descobrir a causa para poder evitar o desencadeante e tratar da melhor forma possível.
Para identificar a causa da alergia, temos exames e testes alérgicos específicos que serão indicados conforme a suspeita clínica.
Uma vez identificado o agente, temos muitas opções de tratamento para cada tipo de doença.
Assim, se um paciente tem rinite alérgica causada, por exemplo, por ácaros; é possível fazer imunoterapia alérgeno-específica, um tipo de tratamento que faz com que o paciente fique tolerante a esses agentes.
Graças ao conhecimento atual, pacientes com alergias podem melhorar muito sua qualidade de vida.