CEPAI

centro paulista de
alergia e imunopatologia

Mitos e verdades



  • Compartilhe
Publicado em 27 jan 2022

A pessoa que tem urticária crônica terá também choque anafilático?

MITO: O choque anafilático e edema na glote são mais comuns em pacientes que apresentam urticária aguda, sendo muito raros na urticária crônica.

Quem tem alergia a camarão terá também para o contraste com iodo?

MITO: Durante muitos anos se pensou que o camarão provocava alergia devido ao iodo. Como resultado, muitas pessoas alérgicas ao camarão se preocupam com reações graves ao realizarem exames que utilizam o contraste iodado. Trata-se de um mito: a alergia é causada por proteínas do crustáceo, não pelo iodo. É possível uma pessoa ter reação ao iodo e ter urticária quando come camarão, mas por causas independentes.

Pessoas com urticária crônica devem fazer dieta e evitar corantes,leite e glúten?

MITO: Nem toda pessoa que tem urticária terá obrigatoriamente alergia ao leite e ao glúten. Por isso, não há necessidade desta dieta, a não ser em casos específicos detectados pelo alergista.

Quem tem asma pode ter o quadro agravado se contrair covid-19?

EM ESTUDO: Ainda se discute se há ou não risco de evolução para quadros mais graves nos asmáticos.

Quem tem asma deve manter o tratamento durante a pandemia?

VERDADE: É de extrema importância manter a medicação prescrita pelo especialista para o controle da doença, evitando assim quadros graves e a necessidade de ir ao pronto atendimento.

Bombinha de asma pode viciar?

MITO: Esse é um mito que precisa ser combatido. As medicações inalatórias utilizadas no tratamento da asma não viciam. Porém, como a doença não tem cura, apenas controle, os pacientes usualmente voltam a apresentar sintomas se suspendem o tratamento.

Se não tenho mais sintomas da asma, estou curado?

MITO: É muito difícil falar em cura para a asma. A gravidade da asma pode variar como o tempo, desencadeando mais ou menos sintomas e pacientes assintomáticos por longo tempo podem voltar a apresentar sintomas.

Quem tem asma não deve se exercitar?

MITO: Praticar atividades físicas é parte importante de uma vida saudável e do próprio tratamento da asma. Asmáticos devem evitar atividades físicas apenas quando estão em crise.

Qualquer alimento pode causar alergia?

VERDADE: Qualquer tipo de alimento pode manifestar reações alérgicas, mas tanto o potencial alergênico intrínseco, quanto o consumo desse alimento, pode modificar a frequência das manifestações alérgicas nas diferentes faixas etárias.

A Alergia Alimentar é mais comum em adultos?

MITO: A maioria das reações alérgicas aos alimentos manifesta-se em crianças com pouca idade. A alergia ao leite de vaca, por exemplo, afeta geralmente crianças com menos de três anos e o diagnóstico geralmente é feito antes dos dois anos (entre os 6 e os 18 meses).

Se o adulto ou a criança apresentarem reação a determinado alimento, eles nunca mais poderão ingeri-lo?

MITO: Em alguns casos, principalmente nas crianças, a exclusão rigorosa do alimento pode promover a diminuição da alergia. O alimento deve permanecer suspenso por aproximadamente 6 meses. Após este período, o médico especialista poderá recomendar uma reintrodução do alimento e observar os sintomas. Se o indivíduo permanecer assintomático e conseguir ingerir o alimento, o mesmo pode ser liberado. Caso ocorra qualquer sintoma, a dieta de eliminação pode ser mantida. A presença de reação alérgica grave, como a anafilaxia ao amendoim, contraindica esta reintrodução. Nos pacientes altamente sensibilizados, a presença de quantidades mínimas do alimento pode desencadear reação de extrema gravidade. 8 Por isso, é necessário manter o acompanhamento médico e seguir as orientações dos profissionais que o acompanham.

Consumir pequenas porções do alimento não faz mal?

MITO: Para alguém com Alergia Alimentar, mesmo um pouco de alérgeno pode desencadear uma reação grave. Você deve seguir as orientações passadas pelo médico ou nutricionista sobre a segurança ou não de ingerir o alimento. Evitar a contaminação cruzada entre um alimento seguro e o alérgeno alimentar é tão importante quanto evitar o próprio alérgeno. A contaminação cruzada ocorre quando um alimento entra em contato com outro e transferem, não intencionalmente, suas partículas.

Alergia e intolerância são sinônimas?

MITO: A Alergia Alimentar é uma reação imunológica, que ocorre após a ingestão ou contato com um determinado alimento. Já a intolerância, o organismo não consegue digerir completamente algum grupo alimentar e, como consequência, são produzidas substâncias que o organismo reconhece como estranhas, causando uma reação de sensibilidade alimentar. Às vezes, os sintomas da Alergia Alimentar que parecem pequenos no início podem piorar em uma emergência médica. Se você notar um agravamento dos sintomas ou tiver dificuldade em respirar, procure ajuda imediatamente.

Referências

  • Chapman JA, Bernstein IL, Lee RE, Oppenheimer J. Food allergy: a practice parameter. Ann Allergy Asthma Immunol. 2006;96(3 Suppl 2):S1-68.
  • Nowakg-Wergrzyn A, Sampson HA. Adverse reactions to food. Med Clin North Am. 2006;90(1):97-127.
  • Souza F, Castro A, Jacob C. Alergia Alimentar. In: Rullo VEV, Roxo-Junior P, Vilela MMS. Atualização em Alergia e Imunologia Pediátrica: da evidência à prática. São Paulo: Atheneu; 2016. p159-172.
  • Crooner S. Prediction and detection of allergy development: Influence of genetic and environmental factors. J. Pediatr. 1992;121:S58-63.
  • Van Arsdl P, Larson E. Diagnostic tests for patients with suspected allergic disease – Utility and limitations. Ann Intern Med. 1989;110:304-312.
  • Moneret-Vautrim, S. Food Antigens and Additives. J. Allergy Clin Immunol. 1986;78(5):1039-1046.
  • Bricks LF. Adverse Food Reactions in Childhood. Food Intolerance and Food Allergy – An Update. Pediatria 1994: 16(4):176-185.
  • Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – ASBAI. Alergia Alimentar. Disponível em: http://asbai.org.br/alergia-alimentar/
  • Ramos R, Lyra N, Oliveira C. Alergia Alimentar: reações e métodos diagnósticos. J Manag Prim Health Care 2013; 4(2):54-63.
  • Food Allergy Research & Education. Mitos e Conceitos errados sobre a Alergia Alimentar. Disponível em: https://www.foodallergy.org/life-with-food-allergies/food-allergy-101/food-allergy-myths-and-misconceptions
  • Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Cartilha da Alergia Alimentar; 2014.
  • Beyruti M. Diferença entre Alergia e Intolerância Alimentar. Brazil Health; 2017. Disponível em: http://www.brazilhealth.com/Visualizar/Artigo/144/Diferenca-entre-Alergia-e-
  • Intolerancia-Alimentar?AspxAutoDetectCookieSupport=1
  • Dra. Solange Oliveira Rodrigues Valle – Membro do Deptº. de Urticária da ASBAI
  • Dra. Maria de Fátima Epaminondas Emerson – Coordenadora da Comissão Especial de Assuntos Comunitários

 

FONTE IMAGEM: https://portalmandala.com.br/




whatsapp